adult-beverage-blur-618550b

Como acontece a escuta ativa na mediação?

A Escuta Ativa é uma das ferramentas utilizadas pelo mediador em uma Sessão de Mediação, para ouvir as partes manifestarem suas questões e interesses sobre o conflito instalado entre elas.

O Mediador, como facilitador do diálogo, ouve atentamente cada um dos lados, de forma imparcial, em um ambiente confidencial.

A Escuta Ativa exige do mediador ouvir o problema relatado de forma atenta, respeitosa e interessada.

Deve buscar a compreensão do conflito, os interesses de cada parte, anseios, preocupações colocadas durante o discurso.

O Mediador não demostra sentimentos, não julga, mas, sobretudo estabelece uma relação empática com o outro.

A Escuta Ativa estabelece uma relação de confiança entre o mediando e o mediador, além de conceber um ambiente acolhedor e seguro para a resolução do conflito.

blur-close-up-commerce-261621b

O que é um Termo de Mediação?

É um documento que comprova o que foi acordado entre as partes em uma Sessão de Mediação. É elaborado ao final do processo pelo Mediador e pelos Advogados, quando da sua presença, lido e aprovado por todos.
O TERMO DE MEDIAÇÃO pode conter o acordo firmado entre as partes, com ENTENDIMENTO, ENTENDIMENTO PARCIAL ou SEM ENTENDIMENTO.
O TERMO DE MEDIAÇÃO vale como um Título Executivo Judicial ou Extrajudicial com força de Lei.
O compromisso firmado entre as partes deve ser cumprido e respeitado na sua íntegra.

61255269_421868648651074_8470513670579814400_n

Mediação Escolar

A MEDIAÇÃO ESCOLAR aproxima os interlocutores na busca de soluções, mediante o desenvolvimento de protocolos de ações preventivas de conflitos.

Os mediadores atuam como facilitadores da convivência organizacional dentro da escola, através da identificação de questões geradoras de conflitos entre alunos e equipe escolar.

Após essa implementação, a própria instituição e seus alunos estarão capacitados para o desenvolvimento do programa de mediação escolar.

Os resultados da mediação escolar são maior humanização, redução de conflitos e consciência coletiva.

ADRIANA RIVOIRE MENELLI – Especialista em Mediação Escolar – Programas de Estudios de Postcrado Asociacón Civil – APEP-AR, Buenos Aires, Argentina.
ELISA SACHS BEYLOUNI – Capacitada em Mediação Escolar pela Escola Superior da Magistratura – AJURIS/RS, Porto Alegre, Brasil.

consultants-3180641_1920b

Como acontece a mediação nas empresas?

“Empresas podem buscar a mediação para solucionar seus conflitos internos ou externos. Por exemplo, conflitos entre colaboradores, entre parceiros da empresa, sobre processos sucessórios, cláusulas societárias, entre outras questões pertinentes.
Os mediadores atuam como facilitadores nos processos de gestão e solução de conflitos nas empresas.
A Mediação conta com a colaboração das partes envolvidas, seus advogados e dirigentes para chegar a termo com um acerto que seja bom para todos.”

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira – Especialista em Gestão de Conflitos – Escola de Harvard/CMI – Doutora e PhD em Educação – Mediadora Judicial Certificada pelo CNJ/TJRS.

conflict-3069179_1920b

O que de fato é uma boa negociação?

“Uma boa negociação é aquela em que ambas as partes tem seus interesses garantidos.

Para tanto, faz-se necessária a utilização de algumas técnicas, tais como:

  • Comunicação eficiente, para a otimização do tempo e do esforço dos negociadores;
  • Geração de opções, para busca das melhores alternativas;
  • Garantia da legitimidade, por meio do compromisso inteligente entre os interlocutores, que, por fim, levará a preservar a relação para possíveis acordos futuros.

Por isso, a negociação é técnica, de preferência utilizada por um terceiro imparcial, garantindo a otimização do tempo e do esforço comum, com vistas à preservação das relações negociais.”

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira – Especialista em Gestão de Conflitos – Escola de Harvard/CMI – Doutora e PhD em Educação – Mediadora Judicial Certificada pelo CNJ/TJRS.

angry-3233158_1920

Gestão de conflitos

“A gestão de conflitos é realizada diretamente dentro de uma organização empresarial ou em um negócio a ser realizado entre corporações. Trata-se de ramo muito atual ligado à negociação e trabalha unicamente divergências empresariais com foco em resultados positivos. O gestor trabalha de forma contínua, dentro da corporação, utilizando técnicas específicas na busca da transformação das divergências setoriais em oportunidades catalizadoras de soluções criativas e aplicáveis ao crescimento do negócio.”

Elisa Sachs Beylouni – Especialista em Gestão de Conflitos
GARBELINI, Viviane M.P., Gestão de Conflitos e Negociação; Curitiba, PR; Ed. InterSaberes, 2016.