WhatsApp Image 2019-07-26 at 17.16.45

Como resolver o conflito de forma rápida e eficaz?

Atualmente, a forma mais célere, menos custosa e eficaz para a resolução de um conflito é a MEDIAÇÃO que pode ser Judicial ou Extrajudicial.
Qualquer pessoa pode buscar uma Câmara Privada de MEDIAÇÃO ou, na esfera Pública, os Centros Judiciários de Resolução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs de sua cidade, e solicitar uma Sessão de Mediação para resolver o seu conflito.
A MEDIAÇÃO atua de forma imparcial e sigilosa, com a segurança necessária e com o acolhimento das partes pelo mediador, que é um terceiro facilitador da comunicação nesse processo.
Caso firmem um acordo, o mediador e o advogado elaboram um Termo de Mediação com entendimento parcial ou total, que vale como Título Executivo Judicial ou Extrajudicial com força de Lei.
Na esfera Privada, as Sessões de MEDIAÇÃO são agendadas de comum acordo e acontecem, a partir da necessidade dos envolvidos. A qualquer tempo, pode-se encerrar a MEDIAÇÃO, caso não haja mais interesse de uma das partes.
Na Sessão de MEDIAÇÃO respeitam-se os princípios da Confidencialidade, Imparcialidade e Voluntariedade.
O Mediador atua como facilitador do diálogo e oportuniza que as partes cheguem por si ao entendimento de acordo com os seus interesses.

WhatsApp Image 2019-07-05 at 16.49.35

A Mediação Escolar e Empresarial na moderna perspectiva brasileira

A mediação de conflitos entra rapidamente e com força no cenário brasileiro. Até então método praticamente desconhecido nos âmbitos ESCOLAR e EMPRESARIAL, a mediação incorpora-se às práticas institucionais e empresariais como uma alternativa de baixo custo e excelentes resultados para os envolvidos.

Dentro desta perspectiva, as mediadoras e sócias-executivas da CÂMARA MEDIADORES DO SUL, Adriana e Elisa, ministraram palestras sobre a MEDIAÇÃO ESCOLAR e EMPRESARIAL no curso de Pós-graduação em Mediação e Constelações da PUCRS, a convite da coordenadora e professora Dra. Liane Busnello Thomé.

Na ocasião foram abordadas as teorias e práticas que embasam a mediação e a resolução de conflitos nos ambientes escolar e empresarial, bem como, foram desenvolvidas técnicas, ferramentas e dinâmicas com exercícios práticos, no propósito de demonstrar a efetividade e as vantagens do processo autocompositivo frente ao tradicional sistema da Justiça Brasileira.

A experiência com os estudantes oportunizou grandes debates e reflexões sobre a importância e o leque de opções de aplicabilidade da mediação de conflitos como instrumento de pacificação social e composição na esfera empresarial.