capa2

Administração Judicial: Atualidades e desafios

CAFÉ DA MANHÃ COM TMA – Turnaround Management Association.

Dezembro/2018.

Local: Trend Offices, Av. Ipiranga, 40, Praia de Belas, Porto Alegre, RS.

Palestrantes:

Rafael Brizola Marques, sócio, Brizola Marques e Japur Administrador Judicial (moderador).

Dr. Alexandre Kosby Boeira, juiz titular da Vara de Falências e Concordatas da Comarca de Novo Hamburgo, RS.

Exmo. Daniel Cárnio Costa, juiz da 1ª Vara de Recuperação Judicial  e Falência em exercício no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Exma. Eliziana da Silveira Perez, juíza da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências de Porto Alegre, RS.

João Pedro Scalzilli, sócio, João Carlos e Fernando Scalzilli e Advogados Associados.

A TMA Brasil dedica-se ao fomento das melhores práticas de gestão, reestruturação e recuperação de empresas e é presente em 56 países, com mais de 8.300 associados. O escritório Brizola Marques e Japur Administrador Judicial promoveu o encontro, proporcionando o debate e o enriquecimento da discussão sobre o papel do administrador judicial na atualidade. Dentre as questões debatidas estavam:

  1. A necessidade de profissionalização dos administradores judiciais.
  2. As vantagens na revitalização das empresas em recuperação judicial, tendo em vista seu papel social na dinâmica econômica da atualidade.
  3. O compromisso do administrador judicial com o resultado do processo dentro da recuperação judicial.
  4. A função linear do administrador judicial: prevalência do interesse social.
  5. As funções complementares ou transversais do administrador judicial: ser auxiliar do juiz na condução do processo, com respostas proativas e tempestivas, e ter conhecimentos de mediação, auxiliando em questões de valores e impugnações.
  6. O administrador judicial deve ter uma equipe compatível com o trabalho a ser realizado na administração do processo.

As possibilidades de negociação e de mediação aceleram o processo judicial, agregando transparência e celeridade. Além disso, através da mediação, as partes envolvidas sentem-se como protagonistas no processo e são capazes de visualizar os caminhos traçados pelo administrador judicial.

IMG_0469b

Let’s Play – Teatro do improviso para mediadores

Realizado em Agosto de 2018.

Local: Espaço de Cultura reservado pela equipe de teatro.

A atividade foi realizada em uma manhã de sábado, com foco em mediadores, para que exercitassem o improviso e a descontração. A equipe de teatro utilizou diversas dinâmicas de interpretação e de liberação de emoções, na busca do aprendizado pessoal e funcional.

Para nós, negociadores e mediadores, dominar o improviso é de grande importância, pois muitas vezes os mediandos nos trazem questões surpreendentes e, sobretudo, agem no calor de suas emoções. Portanto, as técnicas exploradas neste curso proporcionaram substrato valioso para conhecimento de emoções e percepções, muito úteis em nosso trabalho.