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Primeira visita técnica intensiva sobre mediação escolar em Buenos Aires

Realização Programas de Estudios de Postcrado Asociacón Civil – APEP-AR

Coordenação Geral em Buenos Aires :
Gabriela Jablkowski – APEP/AR

Facilitadoras do Brasil:
Ana Luiza Isold – ALGI/SP
Naura dos Santos Americana – SMEC/RJ
Izabel Cristina Peres Fagundes – AJURIS/RS

Durante o período de uma semana, de 15 a 20/12/2018, realizou-se a primeira visita técnica às escolas públicas de Buenos Aires, para conhecimento sobre o programa de Mediação Escolar instituído como política pública com a Ley de Mediación Escolar n. 3.055, de 21 de maio de 2009, que em seu art. 1°, criou o Sistema Integral de Mediação Escolar, com a finalidade de difundir, promover e instituir a implementação de métodos cooperativos e pacíficos de gestão dos conflitos para todos os integrantes da comunidade educativa, tendo em conta as suas especificidades.

Nesta ocasião, uma comitiva de vinte e três mediadoras do Brasil, representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tiveram a oportunidade de observar práticas, técnicas, além de relatos de alunos, professores e diretores sobre a mediação escolar. Foram vivências enriquecedoras que mostraram a sua eficiência e eficácia na resolução de conflitos em sala de aula. A sócia-diretora da Câmara de Mediadores do Sul, Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, esteve presente participando de todos esses momentos.

Conforme relato dos representantes das escolas argentinas, o trabalho de mediação inicia com a adesão ao programa desde seus diretores, professores e alunos das escolas fundamentais do primeiro ano até a sétima série. As escolas visitadas pela comitiva brasileira foram: Cabildo de Bs. As.; Gregoria Matorras; Congresso de Tucumán; e Ada Maria Elflein.

Durante as visitas, os alunos demonstraram, por meio de técnicas e práticas os jogos para início do trabalho, além de simulações, regras e documentos dos registros realizados em sala de aula. Acompanhando todos os momentos, o diretor geral das escolas de Buenos Aires, o professor Marcelo Bruno, que ao final das visitas agradeceu a participação do grupo de mediadoras e explicou com maiores detalhes a implementação do programa desde o seu início. Também, ao longo do curso e das visitas técnicas, a presença intensiva e participativa da mediadora Gabriela Jablkowski que, em algumas frases, declarou a importância da mediação nas escolas no decorrer de todos esses anos. Conforme Gabriela, “o programa aproxima os vínculos com os professores”; “a repercussão do programa impacta nas próprias famílias”; “todos estão horizontalizados em nossa humanidade e diferenciados em nossas funções”; “um aluno pode falar dos sentimentos de um mestre porque não há assimetrias na humanidade”. Reforçando a sua fala, Gabriela ressalta que “a mediação ajuda a identificar quem está precisando de ajuda, amor”; “nenhum conflito da escola é único, envolve muitas perspectivas”; “transforma uma má situação em uma coisa muito boa”; por fim, entende que “escola é lugar de conflito, mas isso não é sinal de violência”.

Como resultados da mediação escolar nas escolas públicas de Buenos Aires visitadas, a avaliação de seus dirigentes é de que as famílias estão mais tranquilas, há menos acidentes físicos nas escolas, os professores preferem permanecer no seu espaço de trabalho, o desempenho escolar melhorou e a capacidade de aprendizado aumentou.

Finalizando a visita, as declarações feitas pelas mediadoras do Brasil aos estudantes e seus professores, sobre a importância do programa e do orgulho de estarem vivenciando algo tão revelador para a evolução das relações em sociedade e do exercício de cidadania, demostra o quanto o Brasil poderá empoderar seus estudantes e professores na prática da mediação com a instituição de uma política pública voltada à resolução de conflitos e que, exemplos como esse, vivenciados por parte dos alunos argentinos, fazem a diferença na formação de uma cultura de paz na sociedade.

Por fim, entende-se que exemplos como o das escolas públicas de Buenos Aires, que desenvolvem a Mediação Escolar em seus programas, são de eterno valor para uma sociedade que deseja o melhor para os seus cidadãos. Com certeza, muitos frutos poderão ser colhidos, a partir da visita desta comitiva brasileira em retorno ao Brasil.