Institucional

A Câmara Mediadores do Sul estrutura-se a partir de um grupo de mediadores judiciais e extrajudiciais, certificados pelo Tribunal de Justiça/RS (TJRS) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com habilidades, atitudes e ferramentas essenciais, que visam mediar processos entre indivíduos, grupos e equipes por meio da facilitação da comunicação e do entendimento.

A Mediadores do Sul – Câmara Sul-brasileira de Mediação e Negociação atua na administração de disputas e negociação nas áreas familiar, empresarial e  escolar.

Mediação Familiar: meio consensual de composição de conflitos familiares.

– Guarda de menores, sustento, convivência e partilha de bens – em separações e divórcios ou dissolução de uniões estáveis.

– Partilha de bens, inventários e testamentos.

Mediação Empresarial: meio consensual de composição de conflitos comerciais e empresariais.

– Gestão de conflitos em empresas (colaboração com a governança corporativa); gestão e sucessão em empresas familiares; dissoluções societárias, regimes concursais em consonância com a Recomendação n. 58 do CNJ – recuperações extrajudiciais, judiciais e falências.

Mediação Escolar: meio consensual de aproximação dos interlocutores com foco em soluções, mediante o desenvolvimento de protocolos de ações preventivas de conflitos. A mediação escolar prepara docentes e discentes para resolução dos conflitos escolares.

Nossos Objetivos:

      • Mediação

      • Conciliação

      • Negociação

      • Gestão de conflitos

      • Acordos judiciais e extrajudiciais

Nossa Missão:
Promover a pacificação das relações em sociedade assegurando a ética, a confidencialidade, a imparcialidade e a voluntariedade na resolução de conflitos.

Nossa Visão:
Ser referência em mediação e negociação de conflitos empresariais, familiares e escolares, utilizando os métodos autocompositivos de forma competente, responsável, pacífica e ética, respeitando e assegurando os princípios da dignidade da pessoa humana.

Nossos Valores:

      • Comprometimento

      • Responsabilidade

      • Confiabilidade

      • Ética

      • Confidencialidade


Atuação e Código de Ética:
A Câmara Sul-brasileira de Mediação e Negociação Mediadores do Sul atua em mediações extrajudiciais e judiciais. As sócias e mediadoras atuam em conjunto ou individualmente e, a depender das características e necessidades de cada demanda, permitem-se agregar outros mediadores qualificados e certificados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com a ciência e aprovação prévia das partes envolvidas no processo de mediação.

A Câmara Sul-brasileira de Mediação e Negociação Mediadores do Sul atua em negociações, buscando o levantamento de interesses das partes envolvidas e a possibilidade de acordo ou composição.

A Câmara Sul-brasileira de Mediação e Negociação Mediadores do Sul compromete-se com a ética e a boa-fé em todos os processos de mediação e negociação, em consonância com a lei (Lei n. 13.140/2015, art. 2º) e os princípios da mediação de conflitos: voluntariedade, imparcialidade, confidencialidade, isonomia entre as partes, oralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes e a busca do consenso.

A Câmara Sul-brasileira de Mediação e Negociação Mediadores do Sul atua com mediadores certificados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), para conciliações e mediações nas áreas do Direito Civil, Familiar e Empresarial e em Mediações no Ambiente Escolar.

Câmara de conciliação e mediação credenciada junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), para conciliações e mediações judiciais na modalidade online (Portaria n. 004/2021 – NUPEMEC, de 17/05/2021).

Câmara privada de conciliação e mediação com atuação presencial ou online para conciliações e mediações extrajudiciais.