WhatsApp Image 2019-08-03 at 17.04.05

Gestão e Sucessão nas Empresas Familiares

As diretoras-executivas da Câmara Mediadores do Sul, Adriana Rivoire Menelli de Oliveira e Elisa Sachs Beylouni participaram do CURSO DE GESTÃO E SUCESSÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES, ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Ricardo Marinho, na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing em Porto Alegre, RS – julho/2019.

As EMPRESAS FAMILIARES representam a maioria das pequenas e médias empresas existentes no Brasil e no mundo. Os dados trazidos pelo Prof. Dr. Antônio Ricardo Marinho, conforme pesquisa da Universidade McKinsey, são de que 90% das empresas brasileiras e 80% das empresas no mundo possuem gestão familiar. Ainda, segundo a pesquisa, essas empresas, quando bem administradas, a ponto de alcançarem a EXCELÊNCIA EM GESTÃO, passam a valer cerca de 23% a mais.

O curso de gestão e sucessão em empresas familiares examinou as características desse tipo de empresa, suas falhas e deficiências, apresentando um conjunto de procedimentos para que esta tenha melhor desempenho, uma melhor utilização dos recursos disponíveis e uma possibilidade real de perpetuação do negócio. O curso também abordou os aspectos relativos à REALIZAÇÃO E CONDUÇÃO DO PROCESSO DE SUCESSÃO, o que pode viabilizar ou prejudicar a perpetuação da organização. Diante de uma abordagem clara, dentro de uma visão sistêmica das empresas familiares, os conteúdos abordados contribuíram para que as diretoras-executivas da CÂMARA MEDIADORES DO SUL agregassem conhecimentos e técnicas para utilização dos procedimentos de negociação e mediação dentro dos diversos contextos das empresas familiares, tais como questões relativas à gestão, governança corporativa, condução do processo de sucessão e a continuidade da empresa, bem como a boa relação familiar.

Programa: Conceito de empresa familiar. Classificação das empresas familiares. A diferença entre o ambiente familiar e o ambiente empresarial. Funcionamento das empresas familiares, problemas e armadilhas existentes. Relações nas empresas familiares. Avaliação do desempenho familiar. Liderança na empresa familiar. Continuidade da empresa familiar e a sucessão. Processo e planejamento da sucessão na empresa familiar. Forma e condução do processo, momento e tempo adequado para condução do processo. Organização da empresa familiar. Governança corporativa. Gestão empresarial nas áreas de marketing, vendas, recursos humanos e finanças empresariais. Governança financeira e eficiência no processo de gestão empresarial. Gestão adequada para a perpetuação da empresa familiar.

São poucas as empresas familiares que perpetuam-se. Com a crescente competitividade no mercado e as inúmeras variáveis que orbitam o entorno do empreendimento familiar, há necessidade premente em PROFISSIONALIZAR A GESTÃO, agregando-se CONHECIMENTO e TRANSPARÊNCIA. A MEDIAÇÃO vem a contribuir, na medida em que seus processos e objetivos compactuam-se com as necessidades das empresas familiares, oxigenando sistemas e organizando a gestão, sobretudo quando o trabalho segue em colaboração com executivos, advogados, administradores e contadores.